Pular para o conteúdo principal

Postagens

Roteiro para a entrevista com os profissionais da educação.

 Departamento de Educação Roteiro para a entrevista com os profissionais da educação: 1 –  Descreva sua trajetória profissional: 1.1   -  Por que se tornou professor(a)? 1.2    - Onde se formou? 1.3   – Quantos anos têm de trajetória profissional? 1.4   – Onde atua como professor(a)? 1.5   -  O que mais gosta na profissão? 1.6   – O que menos gosta? 1.7   – O que precisa mudar? 1.8   – Qual é o seu conceito de educação? 2 – Relação com a organização escolar: 2.1 – Conhece o PPP (Projeto político pedagógico) da escola onde trabalha? O que sabe sobre ele? 2.2 – Trabalha ou já trabalhou tendo como base as propostas do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais)?    2.3 –  Participa do planejamento pedagógico na escola? Com que periodicidade? 2.4 – Utiliza o “plano de aula” como ferramenta pedagógica no cotidiano escolar? 3 – Relação com o aluno e o con...

Dislexia: "Vivendo Disléxica-mente"

Definição da Dislexia A nova definição de Dislexia (Evolução e comparação com a definição original) (Tradução e adaptação do “Annals of Dyslexia” volume 53, 2003, por M.Ângela N. Nico e José Carlos Ferreira de Souza) A NOVA DEFINIÇÃO DA DISLEXIA Definição de 1995  (G, Reid Lyon) “Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. É um distúrbio específico de origem constitucional caracterizado por uma dificuldade na decodificação de palavras simples que, como regra, mostra uma insuficiência no processamento fonológico.Essas dificuldades não são esperadas com relação à idade e a outras dificuldades acadêmicas cognitivas; não são um resultado de distúrbios de desenvolvimento geral nem sensorial. A dislexia se manifesta por várias dificuldades em diferentes formas de linguagem freqüentemente incluindo, além das dificuldades com leitura, uma dificuldade de escrita e de soletração.” Atual definição de 2003  (Susan Brady, Hugh Catts, Emerson Dickman, Guinevere...

"O Ventilador e a Flor" de Bill Plympton: trabalhando o amor e as diferenças. Para os pequenos.

"O Ventilador e a Flor" de Bill Plympton.                                    Mais um fantástico curta de animação super premiado: "O Ventilador e a Flor" de Bill Plymptom. Sou fã incondicional dos curtas de animação e do Anima Mundi que revela projetos super criativos a cada edição. Este desenho aqui fala sobre as delicadezas do Amor, as diferenças e as impossibilidades que podem acontecer e pré-determinar um desfecho esperado. O bonito disso é que mesmo assim, enfrentando todas as adversidades impostas, os obstáculos, isso tudo de forma alguma,  aniquila, destrói a beleza da existência que é própria do sentimento, assim como não destrói a sua força de criação. E desse sentimento, desse Amor diferente, pode sim surgir criaturas maravilhosas, um novo legado, uma nova possibilidade de mundo.  O que vemos e que podemos bem aproveitar é a delicadeza do tratamento do tema: e isso pa...

Projeto de Pesquisa - Patrícia de Cássia Pereira Porto (O "Leitura Lúdica")

Projeto de Pesquisa Patrícia de Cássia Pereira Porto Área Temática: Educação Infantil, Alfabetização e séries iniciais. Palavras-Chave: Cultura; Leitura; Alfabetização; Letramento. Público-alvo: Alunos e professores da Educação Infantil e 1º ciclo das séries iniciais.  Pensando sobre:                "Gostaria pois que a fala e a escuta que aqui se trançarão fossem semelhantes às idas e vindas de uma criança que brinca em torno da mãe, dela se afasta e depois volta, para trazer-lhe uma pedrinha, um fiozinho de lã, desenhando assim ao redor de um centro calmo toda uma área de jogo, no interior da qual a pedrinha ou a lã importam finalmente menos do que o dom cheio de zelo que deles se faz."    (Roland Barthes)                  Para o sociólogo e educador Florestan Fernandes era a partir da ju...

Para o Halloween. Aulas de Inglês para Crianças.

O  Dia das Bruxas   Halloween  é o nome original na  língua inglesa  e  pronuncia-se :   / hæləʊˈiːn / ;  /hæloʊˈiːn / 1  ) é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de  língua inglesa , mas com especial relevância nos  Estados Unidos ,  Canadá , Irlanda  e  Reino Unido , tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (Dos Povos Celtas sec. |||) http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas Tabuleiro  Patricia Porto e Francisco Meirelles

"Meninos não choram" por Patricia Porto.

Chad Crouch. Por que faz tanto frio lá fora? Fora do círculo o fogo dissolve a aspereza das mãos. Perto do fogo o veto é desumano em degelo. Hoje me sentei ao lado de um menino, um menino negro, um menino que estava preso, mas podia ir à escola, Seu nome Maicon como o de um Rei que desvaneceu.  “Tráfico e roubo, mas tenho bom comportamento.” A professora deprimida mal conseguia lhe estender o olhar, presa no frio da navalha de sua cadeira. Os dois, lado a lado,  juntos aqueciam seus corpos num latão imaginário. Juntando melodramas coloridos ao fogo. “Depressão, mas me readapto bem.” Como espíritos avulsos e sem reconhecimento, errantes nas sobras das ruas marginais. Na sala de espera ficamos por mais de quatro horas sem controle remoto para estancar o tempo. A professora readaptada, o menino do reformatório, quatro horas e meia de espera. Ela já vem. Ele já vem. A Polícia. A ambulância. A cura. A morte.   A máquina de  ocultar  nossos desap...

"Reflexos" por Ryane Pinto.

Irina Dobrescu. O trabalho começa bem cedo                                    E só à tarde termina De quantos versos preciso Para escrever essa rima? O dia é cansativo É quente e cansa a retina Como fazer crescer Uma ideia ainda menina? Como alfabetizar Fazer aprender o que se ensina? Como dar à leitura O brilho da purpurina? Como fazê-la doce Com sabor de gelatina? Ivo viu a uva Na cartilha com naftalina Como ampliar horizontes Ver além, até a China? Como selecionar Juntar o significado, feito vitamina? Issa Gallego Como compreender a lógica Sem ter um olhar de cima? Como garantir o direito A uma educação em que se opina? Em que se possa ter voz Sem que haja alguém que reprima? Onde haja espaço pra vida Entrar pela sala, sacudindo a cortina? E ninguém seja capaz De calar qualquer imaginação que se exprima A beleza que há na justiç...