"O Ventilador e a Flor" de Bill Plympton.
Mais um fantástico curta de animação super premiado: "O Ventilador e a Flor" de Bill Plymptom. Sou fã incondicional dos curtas de animação e do Anima Mundi que revela projetos super criativos a cada edição. Este desenho aqui fala sobre as delicadezas do Amor, as diferenças e as impossibilidades que podem acontecer e pré-determinar um desfecho esperado. O bonito disso é que mesmo assim, enfrentando todas as adversidades impostas, os obstáculos, isso tudo de forma alguma, aniquila, destrói a beleza da existência que é própria do sentimento, assim como não destrói a sua força de criação. E desse sentimento, desse Amor diferente, pode sim surgir criaturas maravilhosas, um novo legado, uma nova possibilidade de mundo. O que vemos e que podemos bem aproveitar é a delicadeza do tratamento do tema: e isso para trabalhar de forma lúdica temas bem sérios com os nossos pequenos, temas como as relações amorosas, a separação dos pais, o luto da separação - esses lugares são cada vez mais comuns no universo de referências deles. Hoje as pessoas se casam muitas vezes e se separam muitas vezes também. E essa dinâmica faz parte da nova constituição da família contemporânea.
É bom lembrar que toda animação, todo desenho, todo vídeo sempre merece contextualização. Um tema como esse pode ser trabalho intertextualmente com diversas outras linguagens. Há excelentes livros infantis que também abordam o tema das relações de forma delicada e lúdica. E aí tem vários livros legais que podem dar esse suporte aos professores que trabalham com os pequenos. Um que eu gosto muito é "Homem não chora" do Flávio de Souza com belíssimas ilustrações da Letícia G. O livro fala da relação humana, das mazelas cotidianas, dos conflitos entre pais e filhos. Vale a pena conferir.
E tem um Projeto super bacana que está disponibilizado na Apple Store: "Os Porquês de Luísa: A separação", também destinado aos pequenos. http://www.passarododo.com
Patrícia Porto
Patrícia Porto
Comentários
Postar um comentário