Pular para o conteúdo principal

"Reflexos" por Ryane Pinto.

Irina Dobrescu.
O trabalho começa bem cedo                                   
E só à tarde termina
De quantos versos preciso
Para escrever essa rima?
O dia é cansativo
É quente e cansa a retina
Como fazer crescer
Uma ideia ainda menina?
Como alfabetizar
Fazer aprender o que se ensina?
Como dar à leitura
O brilho da purpurina?
Como fazê-la doce
Com sabor de gelatina?
Ivo viu a uva
Na cartilha com naftalina
Como ampliar horizontes
Ver além, até a China?
Como selecionar
Juntar o significado, feito vitamina?
Issa Gallego
Como compreender a lógica
Sem ter um olhar de cima?
Como garantir o direito
A uma educação em que se opina?
Em que se possa ter voz
Sem que haja alguém que reprima?
Onde haja espaço pra vida
Entrar pela sala, sacudindo a cortina?
E ninguém seja capaz
De calar qualquer imaginação que se exprima
A beleza que há na justiça
Nos encoraja e contamina
Mas, como encontrar uma forma
De continuar subindo a colina?
Como garantir a aprendizagem
Que também valorize o que se imagina?
Como evitar
Uma aprendizagem Severina?
A aranha tece a teia

E a teia parece fina
Como entender o que vai
Além do que o olho vê, a rua além da esquina?
Como permitir ao outro
Perceber que o não saber é construção e não sina?
Saber é ouro pra todos
É acesso de todos na mina
De que tamanho é o olhar
Que tenho da minha rotina?
Como cantar num coro
Numa voz que não desafina?
Carme Solé Vendrell


Como ter uma prática
Onde o direito de todos seja o que predomina?
Como materializar
O caminho do outro como luz que ilumina?
Um caminho que se faz com o caminhar
Que segue e não desanima
Avaliando humanamente
E não como força divina
Sem que o foco seja o erro
Olhos de ave de rapina
E a gente conta história
Que escola com história combina
Pode ser história de monstro
Ou de herói e heroína
Desde que seja contada
Com clareza cristalina
Toda história é um mistério
Que escorrega feito margarina
Que enche a vida da gente
Penetra na carne feito vacina
E que toda experiência
Que não acaba quando termina
Fique registrada feito foto
Tão saudável quanto proteína
Seja alimentada com reflexão
Como carro é com gasolina
Que tenhamos corações e mentes abertas
Como olhos no susto do som da buzina
Que o conhecimento se infiltre e multiplique
Doce e fresco como tangerina
Suave como nasce a flor
Pétala da rosa
Pequenina...
Seyed Meysam Musavi

(Por Ryane Pinto)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Infantil e Narrativa: Mitã, Documentário, 52 min.

Mitã.  A criança brasileira. O ser humano em sua dimensão criadora transcende o tempo despertando para as possibilidades de um "Mundo Novo".  Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança. Duração: 52 minutos Ano de lançamento: 2013 (Brasil) Direção: Lia Mattos e Alexandre Basso O documentário MITÃ é uma produção do Espaço Imaginário com direção de Alexandre Basso e Lia Mattos e transita no universo da infância de forma poética e profunda, trazendo referências universais sobre temas como educação, espiritualidade, tradição e cultura dos povos. Mitã significa criança, na língua guarani. A partir do contato da equipe com as crianças indígenas de Mato Grosso do Sul e com os anciões da Aldeia Amambai, que compartilham no filme um pouco das suas crenças e formas de ver a Infância, surgiu a inspiração para o título

Começa em Mar - Uma leitura

É intensa e infinita a infância, rua de onde não se sai de todo.  Nublagem feito sombra que entranha, quase víscera.  Da infância ninguém se recupera  totalmente.  (Começa em Mar, p 132) Não costumo chamar de resenha o que se faz de forma tão intimista e confessional. Acredito que seria melhor chamar de leitura ou carta, uma carta que envio para a escritora de um certo além-mar, autora de um dedilhar poético que comunga exílios com memórias de sal, as que nos noticiam da nossa própria formação identitária. Na minha leitura que começa antes do livro, o Mar, ou melhor, a Mar começou por um encontro entre Porto e Mar-anha. Porque o Porto se encontra é no Mar. E o primeiro contato com Vanessa Maranha se deu através do Mar, das águas e da ilha. Eu tinha feito um comentário no grupo do "Mulherio das Letras" - sobre a nossa líquida forma de existência e insistência em ser mulher, de como nós nos fazíamos de líquidos, liquefeitas das águas que marcavam nossos ciclos

Projeto Político Pedagógico: Escola da Ponte, Porto, Portugal.

Projeto A Escola Básica da Ponte situa-se em S. Tomé de Negrelos, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto. A Escola Básica da Ponte é uma escola com práticas educativas que se afastam do modelo tradicional. Está organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa, estruturando-se a partir das interações entre os seus membros. A sua estrutura organizativa, desde o espaço, ao tempo e ao modo de aprender exige uma maior participação dos alunos tendo como intencionalidade a participação efetiva destes em conjunto com os orientadores educativos, no planeamento das atividades, na sua aprendizagem e na avaliação. Não existem salas de aula, no sentido tradicional, mas sim espaços de trabalho, onde são disponibilizados diversos recursos, como: livros, dicionários, gramáticas, internet, vídeos… ou seja, várias fontes de conhecimento. Este projeto, assente em valores como a Solidariedade e a Democraticidade, orienta-se por vários princípios que levaram à criação de uma gr