Pular para o conteúdo principal

Roteiro para a entrevista com os profissionais da educação.



 Departamento de Educação

Roteiro para a entrevista com os profissionais da educação:


1 –  Descreva sua trajetória profissional:

1.1  -  Por que se tornou professor(a)?
1.2   - Onde se formou?
1.3  – Quantos anos têm de trajetória profissional?
1.4  – Onde atua como professor(a)?
1.5  -  O que mais gosta na profissão?
1.6  – O que menos gosta?
1.7  – O que precisa mudar?
1.8  – Qual é o seu conceito de educação?

2 – Relação com a organização escolar:

2.1 – Conhece o PPP (Projeto político pedagógico) da escola onde trabalha? O que sabe sobre ele?

2.2 – Trabalha ou já trabalhou tendo como base as propostas do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais)?   

2.3 –  Participa do planejamento pedagógico na escola? Com que periodicidade?

2.4 – Utiliza o “plano de aula” como ferramenta pedagógica no cotidiano escolar?

3 – Relação com o aluno e o conhecimento pedagógico:

3.1 – O que considera mais significativa na relação professor-aluno?
3.2 – Quais são as principais dificuldades na relação com os alunos em sala de aula?
3.3 – O que precisa mudar?
3.4 – O que há de positivo na relação com alunos em sala de aula?
3.5 – Como definiria a sua didática?





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Infantil e Narrativa: Mitã, Documentário, 52 min.

Mitã.  A criança brasileira. O ser humano em sua dimensão criadora transcende o tempo despertando para as possibilidades de um "Mundo Novo".  Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança. Duração: 52 minutos Ano de lançamento: 2013 (Brasil) Direção: Lia Mattos e Alexandre Basso O documentário MITÃ é uma produção do Espaço Imaginário com direção de Alexandre Basso e Lia Mattos e transita no universo da infância de forma poética e profunda, trazendo referências universais sobre temas como educação, espiritualidade, tradição e cultura dos povos. Mitã significa criança, na língua guarani. A partir do contato da equipe com as crianças indígenas de Mato Grosso do Sul e com os anciões da Aldeia Amambai, que compartilham no filme um pouco das suas crenças e formas de ver a Infância, surgiu a inspiração para o título

Começa em Mar - Uma leitura

É intensa e infinita a infância, rua de onde não se sai de todo.  Nublagem feito sombra que entranha, quase víscera.  Da infância ninguém se recupera  totalmente.  (Começa em Mar, p 132) Não costumo chamar de resenha o que se faz de forma tão intimista e confessional. Acredito que seria melhor chamar de leitura ou carta, uma carta que envio para a escritora de um certo além-mar, autora de um dedilhar poético que comunga exílios com memórias de sal, as que nos noticiam da nossa própria formação identitária. Na minha leitura que começa antes do livro, o Mar, ou melhor, a Mar começou por um encontro entre Porto e Mar-anha. Porque o Porto se encontra é no Mar. E o primeiro contato com Vanessa Maranha se deu através do Mar, das águas e da ilha. Eu tinha feito um comentário no grupo do "Mulherio das Letras" - sobre a nossa líquida forma de existência e insistência em ser mulher, de como nós nos fazíamos de líquidos, liquefeitas das águas que marcavam nossos ciclos

Projeto Político Pedagógico: Escola da Ponte, Porto, Portugal.

Projeto A Escola Básica da Ponte situa-se em S. Tomé de Negrelos, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto. A Escola Básica da Ponte é uma escola com práticas educativas que se afastam do modelo tradicional. Está organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa, estruturando-se a partir das interações entre os seus membros. A sua estrutura organizativa, desde o espaço, ao tempo e ao modo de aprender exige uma maior participação dos alunos tendo como intencionalidade a participação efetiva destes em conjunto com os orientadores educativos, no planeamento das atividades, na sua aprendizagem e na avaliação. Não existem salas de aula, no sentido tradicional, mas sim espaços de trabalho, onde são disponibilizados diversos recursos, como: livros, dicionários, gramáticas, internet, vídeos… ou seja, várias fontes de conhecimento. Este projeto, assente em valores como a Solidariedade e a Democraticidade, orienta-se por vários princípios que levaram à criação de uma gr