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Professoras mais que Maluquinhas.

" Poesia é bom mesmo... fora da estante !", publicado no último número da Revista de Poesia Infantil Tigre Albino www.tigrealbino.com.br - Seção Tigre em Movimento.  Por Rosangela Sivelli. Sábio, em suas raízes etimológicas, significa “aquele que degusta”. Ser sábio não é ter acumulado conhecimentos num grau superlativo : é haver desenvolvido a capacidade erótica de sentir o gosto da vida. Sapiência é “nada de poder , uma pitadinha de saber e o máximo possível de sabor”. ( Roland Barthes) As escolas da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro contam com um espaço especial que é a Sala de Leitura, local onde trabalho na E. M. Barão Homem de Melo, em Vila Isabel. Voltado para a promoção da leitura e a formação de leitores, o espaço é convidativo para a manifestação da criação e produção de leituras com alegria e prazer, misturando um toque mágico de sabor e saber. Nesse espaço fervilham como num caldeirão mágico muitos textos, muitas leituras, d

Artigo sobre Folclore Infantil.

Ver texto completo: http://www.pedagogia.com.br/artigos/poeticadalinguagem/ Poética da Linguagem: Um Trançado de Bilro entre Oralidade, Literatura e Folclore Autor: Patricia de Cássia Pereira Porto Data: 05/07/2010 RESUMO O discurso oral é um tecido social coletivo. Somos herdeiros das tradições orais que formaram vários povos, herdamos das tradições simbólicas as histórias que tecem toda cultura oral nascida no seio da coletividade. As vozes que ecoam das classes populares, dos griôs, dos oprimidos, dos iletrados ? é a voz da memória mítica que ao ressurgir como força motriz de uma memória coletiva nos faz mergulhar na nossa História brasileira feita de muitas histórias singulares silenciadas, sufocadas, interrompidas. Por isso a proposta deste texto nasce da busca por uma práxis transformadora que propicie a inclusão efetiva da prática da "oralidade" e da arte folclórica, bem como a conseqüente pluralidade de saberes que daí advém como processo de re-significação do pa

Quando o hábito da leitura vem desde os tempos de criança.

01/07/2010 Vinicius Zepeda Histórias em quadrinhos são importante instrumento para desenvolver o hábito da leitura entre as crianças Nos últimos anos, o mercado editorial de livros voltados para o público infantil e juvenil brasileiro está experimentando um verdadeiro boom no lançamento de obras e de vendagens de títulos devido ao apoio pelo governo federal para a criação de espaços de leitura em escolas. A afirmação é da professora e coordenadora do curso de especialização em literatura infanto-juvenil da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e organizadora do VI Encontro de Literatura Infanto-Juvenil: Percursos da Leitura, Rosa Maria de Carvalho Gens. O evento, apoiado pela FAPERJ, será realizado nos dias 13, 14 e 15 de julho na universidade. “E o impulso ao setor vai continuar, pois o governo sancionou em maio deste ano uma lei que obriga que até 2020 todas as escolas do País a contarem com uma biblioteca em seu espaço”, complementa Rosa. O VI

Escrevendo histórias para reencantar a escola

Eu sei escrever. Escrevo cartas, bilhetes, lista de compras, composição escolar narrando o belo passeio à fazenda da vovó que nunca existiu porque ela era pobre como Jó. (Adélia Prado in Terra de Santa Cruz) “Não gosto dessa folha grande – toda branca. Vou ter que escrever tudo isso? Tem que escrever?” (fala de Gustavo – 10 anos – 3a etapa do 1o ciclo)                       Não é só o Gustavo que não gosta de grandes folhas em branco. Na escola, a língua como inescapável lei parece prevalecer sobre a linguagem e o desejo. (Zaccur, 2000, 122) E o nosso desejo, onde fica? Para onde vai? Em todos os tempos, famosos escritores e compositores passaram pelo tormento da “folha em branco”. Graciliano Ramos dizia que escrever dava muito trabalho e escrever romances era muito penoso. Ao refletir sobre a “escrita” e sua função social no Cotidiano Escolar percebemos o quanto nós, educadores, nos tornamos rígidos e autoritários ao cobrar de nossos alunos “a escrita infalível” que não “má seg

Albert Einstein.wmv

É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o prêmio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade. Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se  sinônimo de gênio. Foi eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século". Frases de Einstein: "A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro." "A imaginação é mais importante que o conhecimento." "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."

Contando histórias para reencantar a escola.

A literatura tem na voz o seu meio de expressão e transmissão oral e, na escrita, por sua vez _ à mão e em letra impressa _ a garantia da permanência das sucessivas fases de um labor tradicional contínuo que perpetua através dos séculos e ao mesmo tempo a renova em cada elo das múltiplas correntes que dele derivam. Assim é que o suporte físico do papel tem contribuído para a “permanência da voz”. Mas por outro lado, nem a representação escrita nem a icônica conseguem aprisionar a voz. Ao contrário, renovam-na continuamente, emprestando-lhe novas cores, novas perspectivas, abrem-lhe novos caminhos que cada contador sabe traçar com sua percepção de co-autor dessa produção oral. É essa multiplicidade de vozes e letras que torna o texto tradicional semanticamente denso e quanto à forma, representativo de uma diversidade multifacetada que se revela por meio de marcas temporais, espaciais e socioculturais distribuídas na sua constituição literária. Oralidade, literatura e alfabetização se

Sebastianistas e quixotescos na espiral da reinvenção.

-------------------------------------------------------------------------------- Com os tempos da escola.                Vivemos um tempo de ego-ísmos, de um voltar-se para um universo interior, muitas vezes estéril e carregado de tensões e contradições, estas que atravessam singularmente o drama da contemporaneidade ou ainda - de todos os tempos, se pensarmos o homem em sua ânsia de conhecer a vida e o que há nela de mistério, o homem amarrado a um mundo desconcertantemente desumanizado, pleno de angústias coletivas, de incertezas em face de um amanhã, marcado por guerras, medos e outras aflições universais. Sentindo-se comprimido, diminuído em sua essência, ao pensar que a técnica e a evolução das ciências o esmagam sob seu peso, o homem da atualidade, da sociedade da informação, torna-se ao mesmo tempo inventor e fugitivo dos (des)confortos que cria, fugindo da realidade única que julga conhecer. Vivemos um tempo no qual, como diria Eduardo Galeano, o individualismo torna-se i