Pular para o conteúdo principal

Lerletras e passarinhos.

letra, desenho e gente – nessas e tantas desordens
pássaros nos peitoris, pitombas azedinhas
mulheres quebrando cocos de babaçu
água de cachoeira e mar
verbos e sussurros...
o tempo que veloz passa e o tempo que e-terno chega
crianças barulhentas nos pátios das escolas
crianças trancadas em condomínios de pouca alegria
correntes que se arrastam nos corredores das cadeias humanas
as chagas da alma no corpo...
as estações: se vai chover ou fazer frio...
luz, sombra, fogos de artifícios, nuvens, posições do sol, da Terra, de Marte
mapas, cartas, telegramas urgentes, bilhetinhos de amor
roupas no varal, sonhos, cicatrizes, mãos que se abraçam
o vento e a esperança
Ler nos olhos das palavras...
Ler de tudo e até do silêncio.
O que for da experiência.
O que não for do veto...
O veto?
Ler também.
Lerletras, desenho e gente – nessas e tantas desordens

Patrícia Porto
"Se procurar bem você acaba encontrando. 
Não a explicação (duvidosa) da vida.
Mas a poesia (inexplicável) da vida."
                                                        Carlos Drummond de Andrade



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Infantil e Narrativa: Mitã, Documentário, 52 min.

Mitã.  A criança brasileira. O ser humano em sua dimensão criadora transcende o tempo despertando para as possibilidades de um "Mundo Novo".  Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança. Duração: 52 minutos Ano de lançamento: 2013 (Brasil) Direção: Lia Mattos e Alexandre Basso O documentário MITÃ é uma produção do Espaço Imaginário com direção de Alexandre Basso e Lia Mattos e transita no universo da infância de forma poética e profunda, trazendo referências universais sobre temas como educação, espiritualidade, tradição e cultura dos povos. Mitã significa criança, na língua guarani. A partir do contato da equipe com as crianças indígenas de Mato Grosso do Sul e com os anciões da Aldeia Amambai, que compartilham no filme um pouco das suas crenças e formas de ver a Infância, surgiu a inspiração para o título

Começa em Mar - Uma leitura

É intensa e infinita a infância, rua de onde não se sai de todo.  Nublagem feito sombra que entranha, quase víscera.  Da infância ninguém se recupera  totalmente.  (Começa em Mar, p 132) Não costumo chamar de resenha o que se faz de forma tão intimista e confessional. Acredito que seria melhor chamar de leitura ou carta, uma carta que envio para a escritora de um certo além-mar, autora de um dedilhar poético que comunga exílios com memórias de sal, as que nos noticiam da nossa própria formação identitária. Na minha leitura que começa antes do livro, o Mar, ou melhor, a Mar começou por um encontro entre Porto e Mar-anha. Porque o Porto se encontra é no Mar. E o primeiro contato com Vanessa Maranha se deu através do Mar, das águas e da ilha. Eu tinha feito um comentário no grupo do "Mulherio das Letras" - sobre a nossa líquida forma de existência e insistência em ser mulher, de como nós nos fazíamos de líquidos, liquefeitas das águas que marcavam nossos ciclos

Projeto Político Pedagógico: Escola da Ponte, Porto, Portugal.

Projeto A Escola Básica da Ponte situa-se em S. Tomé de Negrelos, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto. A Escola Básica da Ponte é uma escola com práticas educativas que se afastam do modelo tradicional. Está organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa, estruturando-se a partir das interações entre os seus membros. A sua estrutura organizativa, desde o espaço, ao tempo e ao modo de aprender exige uma maior participação dos alunos tendo como intencionalidade a participação efetiva destes em conjunto com os orientadores educativos, no planeamento das atividades, na sua aprendizagem e na avaliação. Não existem salas de aula, no sentido tradicional, mas sim espaços de trabalho, onde são disponibilizados diversos recursos, como: livros, dicionários, gramáticas, internet, vídeos… ou seja, várias fontes de conhecimento. Este projeto, assente em valores como a Solidariedade e a Democraticidade, orienta-se por vários princípios que levaram à criação de uma gr