Projeto
A Escola
Básica da Ponte situa-se em S. Tomé de Negrelos, concelho de Santo Tirso,
distrito do Porto.
A Escola
Básica da Ponte é uma escola com práticas educativas que se afastam do modelo
tradicional. Está organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa,
estruturando-se a partir das interações entre os seus membros. A sua estrutura
organizativa, desde o espaço, ao tempo e ao modo de aprender exige uma maior
participação dos alunos tendo como intencionalidade a participação efetiva
destes em conjunto com os orientadores educativos, no planeamento das
atividades, na sua aprendizagem e na avaliação.
Não existem
salas de aula, no sentido tradicional, mas sim espaços de trabalho, onde são
disponibilizados diversos recursos, como: livros, dicionários, gramáticas,
internet, vídeos… ou seja, várias fontes de conhecimento.
Este
projeto, assente em valores como a Solidariedade e a Democraticidade,
orienta-se por vários princípios que levaram à criação de uma grande
diversidade de dispositivos pedagógicos que, no seu conjunto, comportam uma
dinâmica de trabalho e promovem uma autonomia responsável e solidária, exercitando
permanentemente o uso da palavra como instrumento autónomo da cidadania.
Os
Pais/Encarregados de Educação, à semelhança dos seus filhos e orientadores
educativos, estão também fortemente implicados no processo de aprendizagem dos
alunos e na direção da Escola. Os contactos são feitos sempre que necessário,
através do professor tutor, que acompanha, orienta e avalia diariamente as
atividades realizadas pelos seus tutorados.
A escola
disponibiliza atividades de enriquecimento do currículo às famílias que
necessitem que os seus filhos tenham um acompanhamento até às 18:00 horas.
Todos os
alunos cumprem o mesmo horário, assim como os professores. A equipa docente é
constituída por elementos com formação diversificada (Educadoras de Infância,
psicóloga, professores do 1º ciclo, 2º e 3º ciclos), que reúne todas as
quartas-feiras e sempre que é necessário para debater problemas da escola,
planificar e avaliar o trabalho.
A
organização que esta Escola põe em prática inspira uma filosofia inclusiva e
cooperativa que se pode traduzir, de forma muito simplificada no seguinte:
todos precisamos de aprender e todos podemos aprender uns com os outros e quem
aprende, aprende a seu modo no exercício da Cidadania
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