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Pré-lançamento do meu livro: "Narrativas Memorialísticas: Por uma Arte docente na Escolarização da Literatura".

Ver imagem maior http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=3111 NARRATIVAS MEMORIALÍSTICAS: Por uma arte Docente na Escolarização da Literatura Autor(es):  Patrícia Porto ISBN:  978-85-62480-94-2 Editora:  EDITORA CRV Distribuidora:  EDITORA CRV Disponibilidade:  15 Dia(s) Número de páginas:  234 Ano de Edição:  2010 Formato do Livro:  16x23 Número da Edição:  1 ................................................... de  R$ 44,90  por  R$ 39,90 Quantidade: Sinopse        Da significância simbólica do nome da autora, chegamos ao espaço de chegada e de partida das naus, movidas pelos ventos da memória polifônica, que na espiral do tempo nos conduzem às Narrativas Memorialísticas: Por uma Arte Docente na Escolarização da   Literatura .                 Na leitura apaixonante/apaixonada do texto de Patrícia Porto surgem as ambigüidades do ato narrativo, concernentes à forma de “ensino da literatura na escola”, e o desafio de enfrentar tal situaçã

Livros

Caetano Veloso Tropeçavas nos astros desastrada Quase não tínhamos livros em casa E a cidade não tinha livraria Mas os livros que em nossa vida entraram São como a radiação de um corpo negro Apontando pra a expansão do Universo Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso (E, sem dúvida, sobretudo o verso) É o que pode lançar mundos no mundo. Tropeçavas nos astros desastrada Sem saber que a ventura e a desventura Dessa estrada que vai do nada ao nada São livros e o luar contra a cultura. Os livros são objetos transcendentes Mas podemos amá-los do amor táctil Que votamos aos maços de cigarro Domá-los, cultivá-los em aquários, Em estantes, gaiolas, em fogueiras Ou lançá-los pra fora das janelas (Talvez isso nos livre de lançarmo-nos) Ou ¬ o que é muito pior ¬ por odiarmo-los Podemos simplesmente escrever um: Encher de vãs palavras muitas páginas E de mais confusão as prateleiras. Tropeçavas nos astros desastrada Mas pra mim foste a estrela entre as estrelas

Narrativas Memorialísticas: Para Alfabetizar o Rei - “Todo menino é um Rei. Eu também já fui Rei...”

                       Esta é a história de Renato, meu aluno e meu amigo. Quando conheci Renato alguns já diziam que “ele não tinha mais jeito”, era uma criança “irrecuperável...” “Uma simples questão de tempo.” Aos dez anos de idade, ainda no 3º ano, aquele menino franzino e assustado com tudo e todos, já tinha sido, por diversas vezes, julgado e sentenciado à morte intelectual. Tratava-se na época de mais um “aluno moribundo”, fadado ao insucesso e enviado para minha classe de Re-alfabetização, o CTI dos “casos perdidos”. Minha sala ficava onde antes era o almoxarifado da escola ou porta-treco, guarda-tudo. Um lugar abafado, entre livros esquecidos e restos de material escolar, coisas e mais coisas que, juntas, criavam uma bricolagem inusitada. As crianças, sempre com grande desconfiança, passavam pela sala ou por mim correndo e assustadas, algumas até se esquivavam quando eu me aproximava. Um dia segurei as mãos de uma menina e perguntei: “O que está acontecendo? Vocês têm m

Professoras mais que Maluquinhas.

" Poesia é bom mesmo... fora da estante !", publicado no último número da Revista de Poesia Infantil Tigre Albino www.tigrealbino.com.br - Seção Tigre em Movimento.  Por Rosangela Sivelli. Sábio, em suas raízes etimológicas, significa “aquele que degusta”. Ser sábio não é ter acumulado conhecimentos num grau superlativo : é haver desenvolvido a capacidade erótica de sentir o gosto da vida. Sapiência é “nada de poder , uma pitadinha de saber e o máximo possível de sabor”. ( Roland Barthes) As escolas da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro contam com um espaço especial que é a Sala de Leitura, local onde trabalho na E. M. Barão Homem de Melo, em Vila Isabel. Voltado para a promoção da leitura e a formação de leitores, o espaço é convidativo para a manifestação da criação e produção de leituras com alegria e prazer, misturando um toque mágico de sabor e saber. Nesse espaço fervilham como num caldeirão mágico muitos textos, muitas leituras, d

Artigo sobre Folclore Infantil.

Ver texto completo: http://www.pedagogia.com.br/artigos/poeticadalinguagem/ Poética da Linguagem: Um Trançado de Bilro entre Oralidade, Literatura e Folclore Autor: Patricia de Cássia Pereira Porto Data: 05/07/2010 RESUMO O discurso oral é um tecido social coletivo. Somos herdeiros das tradições orais que formaram vários povos, herdamos das tradições simbólicas as histórias que tecem toda cultura oral nascida no seio da coletividade. As vozes que ecoam das classes populares, dos griôs, dos oprimidos, dos iletrados ? é a voz da memória mítica que ao ressurgir como força motriz de uma memória coletiva nos faz mergulhar na nossa História brasileira feita de muitas histórias singulares silenciadas, sufocadas, interrompidas. Por isso a proposta deste texto nasce da busca por uma práxis transformadora que propicie a inclusão efetiva da prática da "oralidade" e da arte folclórica, bem como a conseqüente pluralidade de saberes que daí advém como processo de re-significação do pa

Quando o hábito da leitura vem desde os tempos de criança.

01/07/2010 Vinicius Zepeda Histórias em quadrinhos são importante instrumento para desenvolver o hábito da leitura entre as crianças Nos últimos anos, o mercado editorial de livros voltados para o público infantil e juvenil brasileiro está experimentando um verdadeiro boom no lançamento de obras e de vendagens de títulos devido ao apoio pelo governo federal para a criação de espaços de leitura em escolas. A afirmação é da professora e coordenadora do curso de especialização em literatura infanto-juvenil da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e organizadora do VI Encontro de Literatura Infanto-Juvenil: Percursos da Leitura, Rosa Maria de Carvalho Gens. O evento, apoiado pela FAPERJ, será realizado nos dias 13, 14 e 15 de julho na universidade. “E o impulso ao setor vai continuar, pois o governo sancionou em maio deste ano uma lei que obriga que até 2020 todas as escolas do País a contarem com uma biblioteca em seu espaço”, complementa Rosa. O VI