Alex, um adolescente de 16 anos, explica de forma clara e muito sensível como é viver, sentir e aprender tendo Síndrome de Asperger.
Animação australiana que retrata a história de "uma amizade bem diferente" entre Mary e Max. Um filme muito delicado sobre a Síndrome de Asperger.
Para conhecer um pouco mais sobre o Autismo e a Síndrome de Asperger.:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462006000500002&script=sci_arttext
Revista Brasileira de Psiquiatria
Print version ISSN 1516-4446
Rev. Bras. Psiquiatr. vol.28 suppl.1 São Paulo May 2006
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006000500002
Ami Klin
Yale Child Study Center, Yale University School of Medicine, New Haven, Connecticut, USA
RESUMO
Autismo e síndrome de Asperger são entidades diagnósticas em uma família de transtornos de neurodesenvolvimento nos quais ocorre uma ruptura nos processos fundamentais de socialização, comunicação e aprendizado. Esses transtornos são coletivamente conhecidos como transtornos invasivos de desenvolvimento. Esse grupo de condições está entre os transtornos de desenvolvimento mais comuns, afetando aproximadamente 1 em cada 200 indivíduos. Eles estão também entre os com maior carga genética entre os transtornos de desenvolvimento, com riscos de recorrência entre familiares da ordem de 2 a 15% se for adotada uma definição mais ampla de critério diagnóstico. Seu início precoce, perfil sintomático e cronicidade envolvem mecanismos biológicos fundamentais relacionados à adaptação social. Avanços em sua compreensão estão conduzindo a uma nova perspectiva da neurociência ao estudar os processos típicos de socialização e das interrupções específicas deles advindas. Esses processos podem levar à emergência de fenótipos altamente heterogêneos associados ao autismo, o paradigmático transtorno invasivo de desenvolvimento e suas variantes. Esta revisão foca o histórico, a nosologia e as características clínicas e associadas aos dois transtornos invasivos de desenvolvimento mais conhecidos – o autismo e a síndrome de Asperger.
Comentários
Postar um comentário