Pular para o conteúdo principal

Peça de Teatro - Educação Infantil.


CELESTE E A BRUXA DOS DENTES






Personagens: Celeste, a Bruxa dos Dentes, o dente,
o dentista, a escova de dentes, a pasta de dente,
o fio dental e a lixeira.
Cenário: sala de aula. 



Celeste - Olá crianças! Eu me chamo Celeste!
C- Bom dia!
C- Vou me apresentar pra vocês!
C – Posso ser amiga de vocês?
C – Eu hoje vou falar sobre higiene.
C – E aí? Alguém sabe?
C- Higiene também é tomar banho, lavar as mãos, escovar os dentes, passar o fio dental... Quem sabe o que é fio dental? Fio dental é o fio que a gente passa entre os dentinhos pra ajudar na escovação. Aí é que eles ficam realmente bem limpinhos.
O dente – Oi gente, eu sou o dente! (crianças do 5º ano)
C- Agora eu vou mostrar pra vocês os amigos da higiene dental.
O dentista – Oi, eu sou o dentista! (crianças do 5º ano)
A escova dente – Oi, eu sou a escova de dente. (crianças do 5º ano)
A pasta de dente – Oi, eu sou a pasta de dente. (crianças do 5º ano)
O fio dental – Oi, eu sou o fio dental.  (crianças do 5º ano)
A lixeira – Oi  amiguinhos, eu sou a lixeira! Eu também faço parte da higiene. Vocês sabiam que a escova só dura dois meses? Depois disso vocês sabem pra onde ela deve ir?  Ela vai para a... para a... (todos falam “lixeira”)  Isso mesmo! Depois ela vai pra li-xei-ra, assim como o fio dental depois que você usar.  E a chupeta também! Tem alguém aqui que ainda usa chupeta? Joga no lixo! Todo mundo! Joga no lixo! Joga no lixo! 
C – Então gente, higiene é bom ou ruim?
C – O que acontece quando não temos higiene?
C –O que acontece quando  não escovamos os dentes?
C – Ficamos com mau hálito.
C – E se não lavarmos as mãos?
C – Podemos ficar com vermes.
C – E se não cuidarmos dos cabelos?
C -  A cabeça enche de piolho e fica fe-do-ren-ta!
C – E se a gente sentir de repente um fedor horrível em alguém? Hummmm... O que a gente faz?
C - E se a pessoa que estiver com esse fedor for nosso amiguinho e não tomar banho e não cuidar do cabelo? Das unhas?
C – A gente vai tratar mal?
C – Não! A gente vai conversar com ele.
C – Olha, toma banho, escova os dentes, tem que vir pra escola limpinho...

Bruxa dos Dentes - Entra rindo.
B - Ah, essa menina é mesmo uma boboca!
B - Todos vocês sabem que quanto mais sujo melhor!    
B -  Meu nome é Infelícia, mas vocês podem me chamar de “Fê” ou “In”.
B - Ihhhh, saí daqui menina boba! Vocês não acham que essa menina é muito boba?
B - Essa menina não sabe de nada! Bobona! Bobona!
B - Que lindo é um cabelo cheio de piolhos, os bichinhos andando pela cabeça! Dá uma coceirinha tão boa! Ai... Ai...
B - Olhem o meu cabelo! É lindo! Eu não lavo há duzentos anos.
B - E o meu bafinho quente? Vocês querem sentir? Escovar dente dá muito trabalho... E passar fio dental, então? Que coisa chata! É melhor ver televisão comendo biscoito. Depois a gente dorme com os dentes bem sujinhos e quando eles ficarem bem podres e caírem, vocês podem guardar pra mim, eu adoro dentes bem podrinhos. Dou até uma moeda pra vocês por cada dente estragado. Pode mandar!   
B - Ô menina chata, vem cá!


C - Nossa, Bruxa Infelícia, não fique ensinando essas coisas erradas para as crianças!  
B - Errado nada!
B - Olha o meu cabelo! Sente o meu bafo! (risada) Todo esse negócio de higiene é muito chato! O bom mesmo é ficar sem tomar banho! Juntar umas caraquinhas... Um cheirinho de chulé... Um tantão de cecê... (risada)
C -  Que horror, vou desmaiar!
B - Eu sou uma bruxa fedida, não gosto de criança limpinha!
C - Vocês ouviram que a bruxa disse? Não façam o que essa bruxa faz, ela é muito malvada!
C - Tem sim que tomar banho, escovar os dentes, passar o fio dental, ter cuidado com as roupas e com os cabelos. Tem que o jogar o lixo na lixeira. Crianças limpas são crianças com saúde.
B - Não é nada disso!
C - Vá embora sua bruxa malvada! Vá embora! Vamos! Todo mundo! Vá embora! Vá embora!
C - Agora que a bruxa foi embora eu também posso ir. Tchau, crianças!
C – E nunca esqueçam – pra ter saúde tem que ter higiene, tomar banho e escovar os dentes!
C - Tchau!!!! Beijos, meninas e meninos!!!! E contem isso para os seus irmãozinhos!

Patrícia Porto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Infantil e Narrativa: Mitã, Documentário, 52 min.

Mitã.  A criança brasileira. O ser humano em sua dimensão criadora transcende o tempo despertando para as possibilidades de um "Mundo Novo".  Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança. Duração: 52 minutos Ano de lançamento: 2013 (Brasil) Direção: Lia Mattos e Alexandre Basso O documentário MITÃ é uma produção do Espaço Imaginário com direção de Alexandre Basso e Lia Mattos e transita no universo da infância de forma poética e profunda, trazendo referências universais sobre temas como educação, espiritualidade, tradição e cultura dos povos. Mitã significa criança, na língua guarani. A partir do contato da equipe com as crianças indígenas de Mato Grosso do Sul e com os anciões da Aldeia Amambai, que compartilham no filme um pouco das suas crenças e formas de ver a Infância, surgiu a inspiração para o título

Começa em Mar - Uma leitura

É intensa e infinita a infância, rua de onde não se sai de todo.  Nublagem feito sombra que entranha, quase víscera.  Da infância ninguém se recupera  totalmente.  (Começa em Mar, p 132) Não costumo chamar de resenha o que se faz de forma tão intimista e confessional. Acredito que seria melhor chamar de leitura ou carta, uma carta que envio para a escritora de um certo além-mar, autora de um dedilhar poético que comunga exílios com memórias de sal, as que nos noticiam da nossa própria formação identitária. Na minha leitura que começa antes do livro, o Mar, ou melhor, a Mar começou por um encontro entre Porto e Mar-anha. Porque o Porto se encontra é no Mar. E o primeiro contato com Vanessa Maranha se deu através do Mar, das águas e da ilha. Eu tinha feito um comentário no grupo do "Mulherio das Letras" - sobre a nossa líquida forma de existência e insistência em ser mulher, de como nós nos fazíamos de líquidos, liquefeitas das águas que marcavam nossos ciclos

Projeto Político Pedagógico: Escola da Ponte, Porto, Portugal.

Projeto A Escola Básica da Ponte situa-se em S. Tomé de Negrelos, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto. A Escola Básica da Ponte é uma escola com práticas educativas que se afastam do modelo tradicional. Está organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa, estruturando-se a partir das interações entre os seus membros. A sua estrutura organizativa, desde o espaço, ao tempo e ao modo de aprender exige uma maior participação dos alunos tendo como intencionalidade a participação efetiva destes em conjunto com os orientadores educativos, no planeamento das atividades, na sua aprendizagem e na avaliação. Não existem salas de aula, no sentido tradicional, mas sim espaços de trabalho, onde são disponibilizados diversos recursos, como: livros, dicionários, gramáticas, internet, vídeos… ou seja, várias fontes de conhecimento. Este projeto, assente em valores como a Solidariedade e a Democraticidade, orienta-se por vários princípios que levaram à criação de uma gr