PÚBLICO-ALVO: Alunos da Educação Infantil e do 1º Segmento do Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA:
Educação
Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa
com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies.
A conscientização ambiental é de fundamental importância e precisa começar desde a infância. A escola exerce um papel vital neste processo, incutindo nas crianças e adolescentes a consciência de que é preciso preservar o ambiente em que vivemos.
Na intenção de reforçar cada vez mais entre os alunos a consciência de preservação ao meio ambiente, desenvolvemos este projeto que visa estimular esse exercício de cidadania, promovendo a leitura em suas diversidades textuais, focando o tema Meio Ambiente e Reciclagem.
Partindo de uma leitura crítica e dinâmica da realidade que cerca cada escola, os alunos entrarão em contato direto com variedades textuais, bem como com a função social de cada texto.
OBJETIVOS:
- O principal objetivo deste projeto é conscientizar os alunos sobre a importância das atitudes individuais para o futuro do planeta.
- Chamar atenção e despertar consciência para o problema do lixo;
- Conhecer os procedimentos atualmente adotados para o lixo e seus fundamentos teóricos;
- Criar uma estratégia para a ação do Projeto no Colégio e Comunidade ;
- Fazer uso de variedades linguísticas, textuais e culturais como instrumentos de sistematização e expansão do tema em estudo.
Este projeto propõem inicialmente uma leitura feita pelos alunos da sua realidade local (escolar, familiar, comunitária), para tanto aconselha-se a divisão do projeto em 3 etapas que se seguem:
1ª etapa: Lançamento do projeto: Conversa coletiva.
O objetivo desse primeiro momento é compartilhar com os alunos a ideia do projeto.
Conversar com eles a respeito da necessidade de se preservar e cuidar da escola e do lugar onde vive. Propor que falem sobre o que veem ao seu redor (como estão as ruas por onde passam, a escola, a sala de aula).
É importante registrar por escrito as falas dos alunos. Este primeiro texto fará parte da primeira produção coletiva do grupo.
2ª etapa: Planejamento do projeto:
Seleção de textos, livros, poemas, contos, notícias, cartazes, etc, que servirão como apoio para o trabalho com o tema Meio Ambiente e Reaproveitamento do lixo.
Elaborar junto com os alunos um plano de trabalho para que possam levantar todas as ações que serão necessárias para a realização do projeto (desde a incursões ao redor da escola, fotografias, desenhos, entrevistas com moradores, etc).
Nesta atividade o professor será o escriba e os alunos os ditantes. É interessante que o registro seja feito em tamanho adequado para exposição em sala e em forma de rascunho para futuras alterações, se necessário.
3ª etapa: Formação e ampliação de informações e conhecimento:
Nesta etapa, propõem-se a leitura apreciativa dos textos selecionados, as discussões sobre o assunto e sobre a necessidade de preservação e mudanças comportamentais com relação ao uso dos recursos naturais e industrializados, levantando as ações mais adequadas para reduzir, reciclar, reaproveitar e repensar o lixo produzido em casa, no Colégio e na comunidade.
A aproximação à experiência literária habitualmente ocorre dentro e fora da escola: as canções populares, as histórias em quadrinhos, os provérbios, os contos, as narrativas, os cartazes, as receitas , as manchetes de jornais e outros textos serão instrumentos essenciais para a ampliação do tema.
Este projeto propõem para cada ano de escolaridade um propósito comunicativo;
1. Classes de Educação Infantil:
Leitura e releitura de cantigas populares (paródias de preservação do meio ambiente e reciclagem);
Confecção de cartazes, painéis e fantoches com caixinhas, sacos de papéis e garrafas pet, etc.
1º ano de escolaridade:
Leitura de Poemas infantis.
Representação destes poemas com confecção de brinquedos com material reciclável, como
garrafas plásticas, papelão, caixinhas, palitos, tampinhas e outros.
2º ano de escolaridade:
Leitura de Contos de fadas e reescrita envolvendo os personagens na temática do projeto;
Confecção de um “livrão” .
3º ano de escolaridade:
Leituras de letras musicais de diferentes estilos;
Criação de Paródias envolvendo a temática do projeto;
Confecção de instrumentos musicais com latas, tampas, bambus, canos, lacres de latinhas de alumínio, etc para serem utilizados na apresentação das paródias.
4º ano de escolaridade:
Leituras de histórias em quadrinhos e reconhecimento de sua estrutura;
Confecção de uma história em quadrinho com o tema Meio Ambiente e Reciclagem de papéis;
Reciclagem dos papéis utilizados na escola e a transformação dos mesmos em outros materiais como: porta retratos, quadrinhos; jogo americano, porta copos, bloquinhos e capas de agendas.
5º ano de escolaridade:
Tiragem de fotos de locais próximos a escola que mostrem o descuido com o meio ambiente e o lixo;
Leitura de textos jornalísticos e reconhecimento de sua estrutura;
Escrita de textos informativos sobre as fotos reveladas;
Levantamento e produção escrita de possíveis ações de reversão do quadro revelado nas fotos.
Confecção de folder, cartazes a serem distribuídos na comunidade;
Criação, e apresentação de uma peça de teatro.
CONTEÚDOS:
- Ambiente;
- Educação ambiental;
- Reciclagem;
- Higiene e Saúde;
- Água, solo e ar
- Diversidades textuais;
TEMPO ESTIMADO:
Para obter o produto final três meses. Para usar o produto final o ano inteiro e se possível a vida inteira.
Vídeos, reportagens, livros
e pesquisas na Internet. Tudo que possa ajudar a mostrar o que é
reciclagem aos alunos, máquinas fotográficas, gravadores, mp3,etc.
PRODUTO FINAL:
Apresentações dos trabalhos
realizados em locais pré determinados.
AVALIAÇÃO
Durante o desenvolvimento deste projeto, o professor deve avaliar como foi a evolução pessoal no processo de conscientização em relação a importância do reaproveitamento do lixo.
AVALIAÇÃO
Durante o desenvolvimento deste projeto, o professor deve avaliar como foi a evolução pessoal no processo de conscientização em relação a importância do reaproveitamento do lixo.
l criação de poemas envolvendo o tema Meio Ambiente
e Reciclagem e gravação desses poemas em CD. (pode-se organizar um concurso de
poesias);
l montagem de um DVD com entrevistas,
informações, relatos de moradores, alunos e funcionários da escola.;
l confecção de um jornal informativo;
l criação de músicas feitos por grupos de
alunos (bandas) sobre o tema Meio Ambiente e Reciclagem. (pode-se organizar um
festival de música);
l Peças teatrais;
l visitas a áreas de preservação ambiental.
l montagens de painéis informativos e de
conscientização;
l produção de slides;
l etc.
Bibliografia
Almanaque Abril 2007. Ano 33, Editora Abril S.A., São Paulo, 2007.
RAGGIOTTI, Naiara. Mini Larousse da reciclagem. Editora Larousse, 2006.
RAGGIOTTI, Naiara. Mini Larousse da reciclagem. Editora Larousse, 2006.
Comentários
Postar um comentário