Pular para o conteúdo principal

LEITURA: Projeto Educação Ambiental.


Onde a Água Encontra a Terra
Exposição realizada no Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro, em 2008, desdobrada ainda em livro homônimo, lançado pela G. Ermakoff Casa Editorial, e curadoria de  Paulo Herkenhoff . Com o livro e a mostra, que reúne 15 imagens de Carol Armstrong, 19 de Fernando Azevedo e 11 de Leonardo Kossoy, Paulo Herkenhoff cria um aprofundado estudo sobre o significante fotográfico e seu estatuto poético. 


PÚBLICO-ALVO: Alunos da Educação Infantil e do 1º Segmento do Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA:
            Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa
com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies.
             A conscientização ambiental é de fundamental importância e precisa começar desde a infância. A escola exerce um papel vital neste processo, incutindo nas crianças e adolescentes a consciência de que é preciso preservar o ambiente em que vivemos. 
            Na intenção de reforçar cada vez mais entre os alunos a consciência de preservação ao meio ambiente, desenvolvemos este projeto que visa estimular esse exercício de cidadania, promovendo a leitura em suas diversidades textuais, focando o tema Meio Ambiente e Reciclagem.
            Partindo de uma leitura crítica e dinâmica da realidade que cerca cada escola, os alunos entrarão em contato direto com variedades textuais, bem como com a função social de cada texto.
OBJETIVOS:

- O principal objetivo deste projeto é conscientizar os alunos sobre a importância das atitudes individuais para o futuro do planeta. 
  •  Chamar atenção e despertar consciência para o problema do lixo; 
  •  Conhecer os procedimentos atualmente adotados para o lixo e seus fundamentos teóricos;
  •  Criar uma estratégia para a ação do Projeto no Colégio e Comunidade ;
  •  Fazer uso de variedades linguísticas, textuais e culturais como instrumentos de sistematização e expansão do tema em estudo.
DESENVOLVIMENTO:

            Este projeto propõem inicialmente uma leitura feita pelos alunos da sua realidade local (escolar, familiar, comunitária), para tanto aconselha-se a divisão do projeto em 3 etapas que se seguem:
1ª etapa: Lançamento do projeto: Conversa coletiva.
            O objetivo desse primeiro momento é compartilhar com os alunos a ideia do projeto.
            Conversar com eles a respeito da necessidade de se preservar e cuidar da escola e do lugar onde vive. Propor que falem sobre o que veem ao seu redor (como estão as ruas por onde passam, a escola, a sala de aula).
            É importante registrar por escrito as falas dos alunos. Este primeiro texto fará parte da primeira produção coletiva do grupo.

2ª etapa: Planejamento do projeto:
            Seleção de textos, livros, poemas, contos, notícias, cartazes, etc, que servirão como apoio para o trabalho com o tema Meio Ambiente e Reaproveitamento do lixo.
            Elaborar junto com os alunos um plano de trabalho para que possam levantar todas as ações que serão necessárias para a realização do projeto (desde a incursões ao redor da escola, fotografias, desenhos, entrevistas com moradores, etc). 
            Nesta atividade o professor será o escriba e os alunos os ditantes. É interessante que o registro seja feito em tamanho adequado para exposição em sala e em forma de rascunho para futuras alterações, se necessário.

3ª etapa: Formação e ampliação de informações e conhecimento:
            Nesta etapa, propõem-se a leitura apreciativa dos textos selecionados, as discussões sobre o assunto e sobre a necessidade de preservação e mudanças comportamentais com relação ao uso dos recursos naturais e industrializados, levantando as ações mais adequadas para reduzir, reciclar, reaproveitar e repensar o lixo produzido em casa, no Colégio e na comunidade. 
            A aproximação à experiência literária habitualmente ocorre dentro e fora da escola: as canções populares, as histórias em quadrinhos, os provérbios, os contos, as narrativas, os cartazes, as receitas , as manchetes de jornais e outros textos serão instrumentos essenciais para a ampliação do tema. 
            Este projeto propõem para cada ano de escolaridade um propósito comunicativo;

1. Classes de Educação Infantil: 

Leitura e releitura de cantigas populares (paródias de preservação do meio ambiente e reciclagem);
Confecção de cartazes, painéis e fantoches com caixinhas, sacos de papéis e garrafas pet, etc.

1º ano de escolaridade:
Leitura de Poemas infantis.
Representação destes poemas com confecção de brinquedos com material reciclável, como
garrafas plásticas, papelão, caixinhas, palitos, tampinhas e outros.

2º ano de escolaridade:
Leitura de Contos de fadas e reescrita envolvendo os personagens na temática do projeto;
Confecção de um “livrão” .
            
3º ano de escolaridade:
Leituras de letras musicais de diferentes estilos;
Criação de Paródias envolvendo a temática do projeto;
Confecção de instrumentos musicais com latas, tampas, bambus, canos, lacres de latinhas de alumínio, etc para serem utilizados na apresentação das paródias.

4º ano de escolaridade:
Leituras de histórias em quadrinhos e reconhecimento de sua estrutura;
Confecção de uma história em quadrinho com o tema Meio Ambiente e Reciclagem de papéis;
Reciclagem dos papéis utilizados na escola e a transformação dos mesmos em outros materiais como: porta retratos, quadrinhos; jogo americano, porta copos, bloquinhos e capas de agendas.

5º ano de escolaridade:
Tiragem de fotos de locais próximos a escola que mostrem o descuido com o meio ambiente e o lixo;
Leitura de textos jornalísticos e reconhecimento de sua estrutura;
Escrita de textos informativos sobre as fotos reveladas;
Levantamento e produção escrita de possíveis ações de reversão do quadro revelado nas fotos.
Confecção de folder, cartazes a serem distribuídos na comunidade;
Criação, e apresentação de uma peça de teatro.

CONTEÚDOS:
  • Ambiente; 
  • Educação ambiental; 
  • Reciclagem; 
  • Higiene e Saúde; 
  • Água, solo e ar 
  • Diversidades textuais; 
TEMPO ESTIMADO: 
Para obter o produto final três meses. Para usar o produto final o ano inteiro e se possível a vida inteira.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
            Vídeos, reportagens, livros e pesquisas na Internet. Tudo que possa ajudar a mostrar o que é reciclagem aos alunos, máquinas fotográficas, gravadores, mp3,etc.

PRODUTO FINAL:
            Apresentações dos trabalhos realizados em locais pré determinados.
AVALIAÇÃO 
            Durante o desenvolvimento deste projeto, o professor deve avaliar como foi a evolução pessoal no processo de conscientização em relação a importância do reaproveitamento do lixo.
   
 Para as turmas do 2ª Segmento propomos um trabalho com materiais da Mídia: som e vídeo, como:
l  criação de poemas envolvendo o tema Meio Ambiente e Reciclagem e gravação desses poemas em CD. (pode-se organizar um concurso de poesias);
l  montagem de um DVD com entrevistas, informações, relatos de moradores, alunos e funcionários da escola.;
l  confecção de um jornal informativo;
l  criação de músicas feitos por grupos de alunos (bandas) sobre o tema Meio Ambiente e Reciclagem. (pode-se organizar um festival de música);
l  Peças teatrais;
l  visitas a áreas de preservação ambiental.
l  montagens de painéis informativos e de conscientização;
l  produção de slides;
l  etc.



Bibliografia
Almanaque Abril 2007. Ano 33, Editora Abril S.A., São Paulo, 2007.
RAGGIOTTI, Naiara. Mini Larousse da reciclagem. Editora Larousse, 2006.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Infantil e Narrativa: Mitã, Documentário, 52 min.

Mitã.  A criança brasileira. O ser humano em sua dimensão criadora transcende o tempo despertando para as possibilidades de um "Mundo Novo".  Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança. Duração: 52 minutos Ano de lançamento: 2013 (Brasil) Direção: Lia Mattos e Alexandre Basso O documentário MITÃ é uma produção do Espaço Imaginário com direção de Alexandre Basso e Lia Mattos e transita no universo da infância de forma poética e profunda, trazendo referências universais sobre temas como educação, espiritualidade, tradição e cultura dos povos. Mitã significa criança, na língua guarani. A partir do contato da equipe com as crianças indígenas de Mato Grosso do Sul e com os anciões da Aldeia Amambai, que compartilham no filme um pouco das suas crenças e formas de ver a Infância, surgiu a inspiração para o título

Começa em Mar - Uma leitura

É intensa e infinita a infância, rua de onde não se sai de todo.  Nublagem feito sombra que entranha, quase víscera.  Da infância ninguém se recupera  totalmente.  (Começa em Mar, p 132) Não costumo chamar de resenha o que se faz de forma tão intimista e confessional. Acredito que seria melhor chamar de leitura ou carta, uma carta que envio para a escritora de um certo além-mar, autora de um dedilhar poético que comunga exílios com memórias de sal, as que nos noticiam da nossa própria formação identitária. Na minha leitura que começa antes do livro, o Mar, ou melhor, a Mar começou por um encontro entre Porto e Mar-anha. Porque o Porto se encontra é no Mar. E o primeiro contato com Vanessa Maranha se deu através do Mar, das águas e da ilha. Eu tinha feito um comentário no grupo do "Mulherio das Letras" - sobre a nossa líquida forma de existência e insistência em ser mulher, de como nós nos fazíamos de líquidos, liquefeitas das águas que marcavam nossos ciclos

Projeto Político Pedagógico: Escola da Ponte, Porto, Portugal.

Projeto A Escola Básica da Ponte situa-se em S. Tomé de Negrelos, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto. A Escola Básica da Ponte é uma escola com práticas educativas que se afastam do modelo tradicional. Está organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa, estruturando-se a partir das interações entre os seus membros. A sua estrutura organizativa, desde o espaço, ao tempo e ao modo de aprender exige uma maior participação dos alunos tendo como intencionalidade a participação efetiva destes em conjunto com os orientadores educativos, no planeamento das atividades, na sua aprendizagem e na avaliação. Não existem salas de aula, no sentido tradicional, mas sim espaços de trabalho, onde são disponibilizados diversos recursos, como: livros, dicionários, gramáticas, internet, vídeos… ou seja, várias fontes de conhecimento. Este projeto, assente em valores como a Solidariedade e a Democraticidade, orienta-se por vários princípios que levaram à criação de uma gr