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PAIXÃO DE LER.

O QUE A BIBLIOTECA NÃO É. DEPÓSITO DE LIVROS. DEPÓSITO de crianças e adultos que não tem o que fazer. A BIBLIOTECA é lugar do “que-fazer” e do SER-MAIS. A idéia do “nada para fazer na biblioteca” sem a devida orientação focada na leitura, é uma ameaça à cidadania e aos direitos legítimos do leitor na escola. DEPÓSITO de livros didáticos que sufoquem o acesso aos livros extraclasses. DEPÓSITO de material escolar sem uso. Um ambiente bagunçado não gera conforto e vontade de ler. DEPÓSITO de poeira e ácaros. A biblioteca deve ser limpa e arejada. A BIBLIOTECA NÃO É LUGAR PARA DAR CASTIGO EM CRIANÇAS CONSIDERADAS INDISCIPLINADAS.   A pior idéia que se pode dar a uma criança pequena é dizer a ela que lugar de castigo é ficar na biblioteca. Com esse tipo de castigo ou tortura mental, a criança poderá levar com ela internalizada – uma associação distorcida que liga a leitura à punição e isso pode ser levado por toda uma vida, podendo a criança se tornar um a

Ziraldo e 9 formas de estimular a leitura.

Site do Ziraldo: www.ziraldo.com

A livraria e o sebo.

           Esta crônica é dedicada ao Seu Hélio, um gentil e sensível homem de letras e livros, dono de um sebo charmoso em Miguel Pereira. Imagem: Arte de Rua, René Magritte.                    A livraria no Brasil, de uma forma geral, é hoje uma boutique de livros. Resolvi começar logo com o pecado da injúria, lembrando a ironia tão peculiar do nosso grande autor Nelson Rodrigues que tão bem dizia: “toda unanimidade é burra”. Generalizando um tanto por mal de burrice e sem querer ofender às tantas boas livrarias que resistem bravamente à avalanche das novidades, cada vez que entro em certas duas ou três livrarias de shopping e olho aquelas mesas-vitrines com aquela quantidade enorme de livros que já foram vendidos aos milhões mundo afora, sou convidada a sentir certa náusea. Não vejo diferença ideológica entre esse tipo de livraria de shopping e a sapataria de shopping. São expostos modelos e mais modelos com muitos títulos apelativos numa orgia de temas pra lá de “best selle
Diz Manoel de Barros: Tudo o que não invento é falso. Manoel por Manoel            Eu tenho um ermo enorme dentro do olho. Por motivo do ermo não fui um menino peralta. Agora tenho saudade do que não fui.(...)          Cresci brincando no chão, entre formigas. De uma infância livre e sem comparamentos. Eu tinha mais comunhão com as coisas do que comparação. Porque se a gente fala a partir de ser criança, a gente faz comunhão: de um orvalho e sua aranha, de uma tarde e suas garças, de um pássaro e sua árvore. Então eu trago das minhas raízes crianceiras a visão comungante e oblíqua das coisas. Eu sei dizer sem pudor que o escuro me ilumina. É um paradoxo que ajuda a poesia e que eu falo sem pudor. Eu tenho que essa visão oblíqua vem de eu ter sido criança em algum lugar perdido onde havia transfusão da natureza e comunhão com ela. Era o menino e os bichinhos. Era o menino e o sol. O menino e o rio. Era o menino e as árvores.  (Manoel de Barros, Memórias inventadas )

Peça de Teatro - Educação Infantil.

CELESTE E A BRUXA DOS DENTES Personagens: Celeste, a Bruxa dos Dentes, o dente, o dentista, a escova de dentes, a pasta de dente, o fio dental e a lixeira. Cenário: sala de aula.  Celeste - Olá crianças! Eu me chamo Celeste! C- Bom dia! C- Vou me apresentar pra vocês! C – Posso ser amiga de vocês? C – Eu hoje vou falar sobre higiene. C – E aí? Alguém sabe? C- Higiene também é tomar banho, lavar as mãos, escovar os dentes, passar o fio dental... Quem sabe o que é fio dental? Fio dental é o fio que a gente passa entre os dentinhos pra ajudar na escovação. Aí é que eles ficam realmente bem limpinhos. O dente – Oi gente, eu sou o dente! (crianças do 5º ano) C- Agora eu vou mostrar pra vocês os amigos da higiene dental. O dentista – Oi, eu sou o dentista! (crianças do 5º ano) A escova dente – Oi, eu sou a escova de dente. (crianças do 5º ano) A pasta de dente – Oi, eu sou a pasta de dente. (crianças do 5º ano) O fio dental – Oi, eu sou

LEITURA: Projeto Educação Ambiental.

Onde a Água Encontra a Terra ,  Exposição realizada no Centro Cultural Banco do Brasil  – Rio de Janeiro, em 2008, desdobrada ainda em livro homônimo, lançado pela G. Ermakoff Casa Editorial, e curadoria de  Paulo Herkenhoff . Com o livro e a mostra, que reúne 15 imagens de Carol Armstrong, 19 de Fernando Azevedo e 11 de Leonardo Kossoy, Paulo Herkenhoff cria um aprofundado estudo sobre o significante fotográfico e seu estatuto poético.   PÚBLICO-ALVO: Alunos da Educação Infantil e do 1º Segmento do Ensino Fundamental JUSTIFICATIVA:              Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies.              A conscientização ambiental é de fundamental importância e precisa começar desde a infância. A escola exerce um

Projeto LER pra VER e VER pra LER - EJA.

Projeto Sala de Leitura – EJA – Escola Municipal Luiz Gonzaga - Filmografia Exibição do filme: Preciosa Preciosa (Precious: Based on the Book “Push” by Sapphire)   Elenco: Mo'Nique , Paula Patton, Mariah Carey, Gabourey Sidibe, Sherri Shepherd, Lenny Kravitz, Chyna Layne.  Direção: Lee Daniels  Gênero: Drama Sinopse: Claireece Jones Precious sofre privações inimagináveis em sua juventude. Abusada pela mãe, violentada por seu pai, ela cresce pobre, irritada, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida. A melhor maneira de saber sobre ela são suas próprias falas: "Às vezes eu desejo que não estivesse viva. Mas eu não sei como morrer. Não há nenhum botão para desligar. Não importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã. Uma história intensa de adversidade e esperança.   Um Sonho Possível (The Blind Side)  Exibição do filme: Um Sonho Possível. El