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Congresso Infâncias e Brinquedos de Ontem e Hoje.

10 A 13 DE OUTUBRO

www.portaldobrinquedouff.com.br


L’enfant du jouet contemporain (A criança do brinque-do contemporâneo)

Gilles Brougère

Gilles Brougère é professor de Ciências da Educação na Universidade Paris XIII. Dirige, na Universidade de Paris-Nort, o programa de formação em nível de terceiro grau, único na França, consagrado à brincadeira e ao brinquedo. É formado em filosofia e em antro-pologia, realiza desde o final dos anos 70 pesquisa sobre o brinquedo e sobre as relações entre a brincadeira, a educação e a pedagogia pré-escolar. Recebeu em 2002 o prêmio Brio Prize por seus diversos trabalhos sobre o tema brinquedos e brincadeiras. É autor de vários livros dentre eles: Jogos e Educação e Brinquedo e Cultura.

Infância e tempo: tempos de infância

Walter Kohan

Walter Omar Kohan é Pós-Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris 8. Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil e da Funda-ção de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), recebeu, em 2008, o Prêmio “Cientista de nosso Estado” na área Educação. Publicou mais de cinqüenta arti-gos em periódicos especializados e é autor ou organizador de trinta livros, no Brasil e no exterior. Seus textos estão publicados em espanhol, francês, italiano, inglês, finlandês e húngaro, além do português. Entre 1999 e 2001 foi presidente do ICPIC (International Council for Philosophical Inquiry with Children).

Crianças: os dizeres e os fazeres dos adultos

Dominique Colinvaux

Dominique Colinvaux, graduada em Psicologia (Université de Genève, Suiça), mestre em Psicologia (ISOP Fundação Getúlio Vargas, RJ) e doutora em Educação (University of Reading, Grã-Bretanha). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Fe-deral Fluminense e, desde 2008, Coordenadora Geral da Creche UFF, com estudos e publicações em Educação em Ciências e, mais recentemente, em Educação Infantil.


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