Pular para o conteúdo principal

Poesia para Pedro, meu filho: "28 de Novembro" ou Para Atravessar Pontes.





Para atravessar pontes, Pedro,
é preciso pousar o coração com cuidado,
pois do outro lado há sempre vida a ser preservada

e aquela rua, a outra e mais a outra
guardam tantas histórias e amores inacabados

e as cidades todas elas têm alma!

E para atravessar pontes, meu filho,
pontes de concreto e chão,
é preciso erguer-se com os braços
trazendo-os para o centro
e como numa canção de aconchego
abraçar a si mesmo se estiver sozinho e confuso.

As certezas vão ficando menores
e sendo menores vão ficando melhores.
Quase incertezas...
Não há mais bicho papão
e se pode dormir seguro no escuro do medo.

Sabe, Pedro, poderemos atravessar pontes
sem temer cair no abismo
– do passado ou do futuro,
pois para atravessar pontes
é preciso conhecer o sensível de si,
o simples, o pequeno do homem, e se compreender como as crianças:
antes de saber tudo sempre perguntar "por quê?" Por quê?

Por isso digo a você que para atravessar pontes

volto para casa como voltava o meu avô,
- com o pão de cada dia,
uma santinha na carteira,

o seu retrato de menino,
uma qualquer verdade no olhar
e um punhado de crença
para fartar nossa mesa de sonho
e amor.

_ Vem cá, meu filho.
Oxalá, nunca nos falte esse amor!
Pois para atravessar pontes
atravessar mundos, Pedro!


Patrícia Porto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Infantil e Narrativa: Mitã, Documentário, 52 min.

Mitã.  A criança brasileira. O ser humano em sua dimensão criadora transcende o tempo despertando para as possibilidades de um "Mundo Novo".  Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança. Duração: 52 minutos Ano de lançamento: 2013 (Brasil) Direção: Lia Mattos e Alexandre Basso O documentário MITÃ é uma produção do Espaço Imaginário com direção de Alexandre Basso e Lia Mattos e transita no universo da infância de forma poética e profunda, trazendo referências universais sobre temas como educação, espiritualidade, tradição e cultura dos povos. Mitã significa criança, na língua guarani. A partir do contato da equipe com as crianças indígenas de Mato Grosso do Sul e com os anciões da Aldeia Amambai, que compartilham no filme um pouco das suas crenças e formas de ver a Infância, surgiu a inspiração para o título

Começa em Mar - Uma leitura

É intensa e infinita a infância, rua de onde não se sai de todo.  Nublagem feito sombra que entranha, quase víscera.  Da infância ninguém se recupera  totalmente.  (Começa em Mar, p 132) Não costumo chamar de resenha o que se faz de forma tão intimista e confessional. Acredito que seria melhor chamar de leitura ou carta, uma carta que envio para a escritora de um certo além-mar, autora de um dedilhar poético que comunga exílios com memórias de sal, as que nos noticiam da nossa própria formação identitária. Na minha leitura que começa antes do livro, o Mar, ou melhor, a Mar começou por um encontro entre Porto e Mar-anha. Porque o Porto se encontra é no Mar. E o primeiro contato com Vanessa Maranha se deu através do Mar, das águas e da ilha. Eu tinha feito um comentário no grupo do "Mulherio das Letras" - sobre a nossa líquida forma de existência e insistência em ser mulher, de como nós nos fazíamos de líquidos, liquefeitas das águas que marcavam nossos ciclos

Projeto Político Pedagógico: Escola da Ponte, Porto, Portugal.

Projeto A Escola Básica da Ponte situa-se em S. Tomé de Negrelos, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto. A Escola Básica da Ponte é uma escola com práticas educativas que se afastam do modelo tradicional. Está organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa, estruturando-se a partir das interações entre os seus membros. A sua estrutura organizativa, desde o espaço, ao tempo e ao modo de aprender exige uma maior participação dos alunos tendo como intencionalidade a participação efetiva destes em conjunto com os orientadores educativos, no planeamento das atividades, na sua aprendizagem e na avaliação. Não existem salas de aula, no sentido tradicional, mas sim espaços de trabalho, onde são disponibilizados diversos recursos, como: livros, dicionários, gramáticas, internet, vídeos… ou seja, várias fontes de conhecimento. Este projeto, assente em valores como a Solidariedade e a Democraticidade, orienta-se por vários princípios que levaram à criação de uma gr