Pular para o conteúdo principal

"Disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza..."

                
            Dizer "não" é também dizer sim. Crianças precisam aprender desde cedo o difícil equilíbrio entre limites e liberdades. As tais palavrinhas mágicas que a professora coloca na louça devem ser aprendidas primeiro em casa. "Obrigada, por favor, com licença..." Sou mãe e educadora e sei como é dureza dizer "não" e sei também como é perigoso dizer somente o "sim". Isso se chama omissão. No meu trabalho conheci muitos pais muito bem intencionados que me diziam assim: "ah, professora, ele é criança...", "ela é criança..." Como se fosse: "ah, deixe ele quebrar, rasgar, sujar, estragar, bater, xingar... não importa..." Também conheci pais de adolescentes que me diziam assim: "eu não sei o que fazer com ele, com ela, ele não tem limites, ela não tem limites..." Bem, tudo isso pode parecer careta. Mas pais antes de serem amigos, amigas de seus filhos precisam ser pais de seus filhos. E certa caretice faz parte do jogo. Deixar fazer tudo, não ensinar as regras (a tal falada moral), não ser também exemplo... é cair nas teias da permissividade sem rede de sustentação. Ser um pai maneiro, uma mãe descolada até pode "parecer" bom à primeira vista. Mas é "bom" também lembrar que seu filho, filha vai viver no mundo e o mundo é de todos, no mundo há diferenças, diversidade, pluralidade de ideias. Pequenos napoleões podem ser tornar adultos controladores e autoritários que não aceitam "não" como resposta. Crianças são seres extremamente criativos e espontâneos. Mas são imitadores também, e assim o fazem como artistas através de seu longo caminho de aprendizagens, e assim também vão crescendo imitando valores, atitudes de seus pais. É claro que filho não vem com manual e que nós, pais, professores, somos pessoas com falhas, pessoas também de longa aprendizagem. Não vai dar pra ser perfeito, perfeita. Há muitos erros e adversidades pelo trajeto dessa relação tão delicada entre pais e filhos. Mas refletir, dialogar, observar e reinventar-se é tarefa cotidiana de todo ser humano que vive em sociedade. Samuel Beckett tem uma ótima sugestão pra encerrar esse papo: “Ever tried? Ever failed? No matter, try again, fail again, fail better.”

Patrícia Porto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Infantil e Narrativa: Mitã, Documentário, 52 min.

Mitã.  A criança brasileira. O ser humano em sua dimensão criadora transcende o tempo despertando para as possibilidades de um "Mundo Novo".  Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança. Duração: 52 minutos Ano de lançamento: 2013 (Brasil) Direção: Lia Mattos e Alexandre Basso O documentário MITÃ é uma produção do Espaço Imaginário com direção de Alexandre Basso e Lia Mattos e transita no universo da infância de forma poética e profunda, trazendo referências universais sobre temas como educação, espiritualidade, tradição e cultura dos povos. Mitã significa criança, na língua guarani. A partir do contato da equipe com as crianças indígenas de Mato Grosso do Sul e com os anciões da Aldeia Amambai, que compartilham no filme um pouco das suas crenças e formas de ver a Infância, surgiu a inspiração para o título

Começa em Mar - Uma leitura

É intensa e infinita a infância, rua de onde não se sai de todo.  Nublagem feito sombra que entranha, quase víscera.  Da infância ninguém se recupera  totalmente.  (Começa em Mar, p 132) Não costumo chamar de resenha o que se faz de forma tão intimista e confessional. Acredito que seria melhor chamar de leitura ou carta, uma carta que envio para a escritora de um certo além-mar, autora de um dedilhar poético que comunga exílios com memórias de sal, as que nos noticiam da nossa própria formação identitária. Na minha leitura que começa antes do livro, o Mar, ou melhor, a Mar começou por um encontro entre Porto e Mar-anha. Porque o Porto se encontra é no Mar. E o primeiro contato com Vanessa Maranha se deu através do Mar, das águas e da ilha. Eu tinha feito um comentário no grupo do "Mulherio das Letras" - sobre a nossa líquida forma de existência e insistência em ser mulher, de como nós nos fazíamos de líquidos, liquefeitas das águas que marcavam nossos ciclos

Projeto Político Pedagógico: Escola da Ponte, Porto, Portugal.

Projeto A Escola Básica da Ponte situa-se em S. Tomé de Negrelos, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto. A Escola Básica da Ponte é uma escola com práticas educativas que se afastam do modelo tradicional. Está organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa, estruturando-se a partir das interações entre os seus membros. A sua estrutura organizativa, desde o espaço, ao tempo e ao modo de aprender exige uma maior participação dos alunos tendo como intencionalidade a participação efetiva destes em conjunto com os orientadores educativos, no planeamento das atividades, na sua aprendizagem e na avaliação. Não existem salas de aula, no sentido tradicional, mas sim espaços de trabalho, onde são disponibilizados diversos recursos, como: livros, dicionários, gramáticas, internet, vídeos… ou seja, várias fontes de conhecimento. Este projeto, assente em valores como a Solidariedade e a Democraticidade, orienta-se por vários princípios que levaram à criação de uma gr