Pular para o conteúdo principal

Discutindo a Leitura por José Mindlin.


* Trecho extraído de Entrevista da Revista Discutindo Literatura com o bibliófilo José Mindlin,  edição nº 18.
[...] DL - Existe idade para começar a ler?

JM - O amor ao livro pode ser criado antes de a criança saber ler. No Brasil, a grande massa da população não tem livros em casa. Aí passa o papel para a escola. E na escola o importante é mostrar à criança que a leitura não é uma obrigação. É uma fonte de prazer. Eu tenho procurado fazer o que chamo de inocular o vírus do amor à leitura no maior número de pessoas. Principalmente crianças e jovens. É um vírus incurável. E faz bem. Pegando no começo da vida, pode ter certeza de que vai gostar até o fim.

DL - O senhor tem alguma mania na hora de ler?

JM - Gosto de ler em voz alta. Ajuda a criar o hábito. Guimarães Rosa eu li em voz alta. Tem uma musicalidade excepcional.

DL - Qual o pedido ou conselho que daria aos educadores?

JM - Mostrar que ler é um prazer. Uma vez sugeri introduzir no currículo escolar uma hora de leitura semanal. Os professores poderiam ler em voz alta, discutir e comentar com os alunos. Uma espécie de segundo recreio. O Alckmin [Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo] incluiu isso no currículo escolar. Uma hora de leitura por semana. Mas as escolas deveriam ter uma biblioteca e os alunos, em vez do recreio, deveriam ir para a biblioteca. Essa uma hora semanal despertaria o interesse. Não se pode pensar em educação sem leitura.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO E ROSAS

 Imagem: Meninos, Sebastião Salgado.  Freinet (1896 – 1960)                    As crianças precisam de pão e rosas.                    O pão do corpo, que mantém o indivíduo em boa saúde fisiológica .                   O pão do espírito, a que chamas instrução, conhecimentos, conquistas técnicas, esse mínimo sem o qual se corre o risco de não conseguimos a desejável saúde intelectual.                    E as rosas também. Não pro luxo, mas por necessidade vital.                    Observo meu cão. Claro, precisa comer e beber para não ter...

Educação Infantil e Narrativa: Mitã, Documentário, 52 min.

Mitã.  A criança brasileira. O ser humano em sua dimensão criadora transcende o tempo despertando para as possibilidades de um "Mundo Novo".  Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança. Duração: 52 minutos Ano de lançamento: 2013 (Brasil) Direção: Lia Mattos e Alexandre Basso O documentário MITÃ é uma produção do Espaço Imaginário com direção de Alexandre Basso e Lia Mattos e transita no universo da infância de forma poética e profunda, trazendo referências universais sobre temas como educação, espiritualidade, tradição e cultura dos povos. Mitã significa criança, na língua guarani. A partir do contato da equipe com as crianças indígenas de Mato Grosso do Sul e com os anciões da Aldeia Amambai, que compartilham no filme um pouco das suas crenças e formas de ver a Infância, surgiu a inspiração para o título ...

Projeto Político Pedagógico: Escola da Ponte, Porto, Portugal.

Projeto A Escola Básica da Ponte situa-se em S. Tomé de Negrelos, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto. A Escola Básica da Ponte é uma escola com práticas educativas que se afastam do modelo tradicional. Está organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa, estruturando-se a partir das interações entre os seus membros. A sua estrutura organizativa, desde o espaço, ao tempo e ao modo de aprender exige uma maior participação dos alunos tendo como intencionalidade a participação efetiva destes em conjunto com os orientadores educativos, no planeamento das atividades, na sua aprendizagem e na avaliação. Não existem salas de aula, no sentido tradicional, mas sim espaços de trabalho, onde são disponibilizados diversos recursos, como: livros, dicionários, gramáticas, internet, vídeos… ou seja, várias fontes de conhecimento. Este projeto, assente em valores como a Solidariedade e a Democraticidade, orienta-se por vários princípios que levaram à criação de uma gr...